quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

APRESENTANDO O PLANO DE DEUS PARA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.

LIÇÃO 11: APRESENTANDO O PLANO DE DEUS PARA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE.
(João 3.16)



“Jesus te ama”. Esta talvez seja uma das frases que mais usamos na evangelização. Porém por não entendermos ou não explicarmos o significado deste amor, esta frase é recebida com muito descaso por muitas pessoas. Entretanto, quando alguém recebe a Cristo, é dever do discipulador explicar a ele o significado deste amor, bem como responder outras perguntas que surgem como, por exemplo, “por que de seguir a Cristo?” ou “Por que Jesus morreu por nossos pecados?” Estas e outras perguntas começam a ser respondidas quando apresentamos o plano de Deus para a salvação da humanidade. Os tópicos a seguir, apesar de serem discutidos e desacreditados pelos homens, são tidos como fato pela Palavra de Deus:

1ºFATO: SOMOS CRIADOS POR DEUS (Gn 1.26-27)

Esse Deus nos ama, não quer que nenhum de nós se perca, mas que todos tenhamos a vida eterna.


2ºFATO: TODOS NÓS SOMOS PECADORES (Gn 3.1ss; Rm 3.23-24; 5.12-21; 6.23.)

Os nossos pecados precisam ser removidos para que tenhamos a vida eterna com Deus.

Pecado é qualquer coisa que Deus nos disse para não fazer, A Bíblia diz que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3.23).Nossos pecados nos separam de Deus.

3º FATO: JESUS CRISTO É A PROVISÃO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE

Deus nos amou tanto que enviou à terra Seu Único Filho Jesus Cristo, em forma de homem (João 3.16). Deus fez com que Jesus morresse na cruz para pagar os nossos pecados com o Seu sangue. Ele levou sobre Seu corpo os nossos pecados na cruz para que pudéssemos chegar até Deus (1 Pe 2.24; 3.18).

A Bíblia diz: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5.8). A Bíblia também diz: ”Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16).

4º FATO: JESUS CRISTO RESSUSCITOU DOS MORTOS (1 Corintios 15. 3-8)

A sua ressurreição mostra que Ele é quem dizia ser: O Filho de Deus! As pessoas sepultaram Jesus numa tumba. Puseram uma enorme pedra como porta, para fechar o sepulcro. Soldados vigiavam o sepulcro. Deus enviou um anjo para retirar a grande pedra e assustar os soldados. Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos! Pouco depois, Deus levou Jesus de volta para os céus. Jesus pagou o preço pelos nossos pecados e venceu a morte.

5º FATO: JESUS É O ÚNICO CAMINHO QUE NOS LEVA A DEUS (ATOS 4.12; 1 TIMÓTEO 2.5,6)

Jesus disse na Bíblia: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (Jo 14.6). Através de Jesus, podemos obter o perdão de todos os nossos pecados e ficar com Deus para sempre.

6º FATO: PRECISAMOS NOS ENTREGAR À JESUS CRISTO PARA TERMOS VIDA ETERNA Entretanto, somente saber estas coisas não é suficiente! Devemos decidir colocar nossa fé em Jesus – confiar que Ele pode nos salvar dos nossos pecados.

Se não tomarmos o passo de confiar em Jesus, os nossos pecados não serão perdoados (Hb 4.2). A Bíblia diz que quem crê em Jesus tem a vida eterna e não é condenado. Mas quem não crê em Jesus já está condenado, e a ira de Deus está sobre ele (Jo 3.16,18,36). O castigo do pecado é a morte, mas a vida eterna através de Jesus é um presente gratuito de Deus (Romanos 6.23; 8.1)

Pode ser que ao apresentar o plano da salvação, exista alguém que queira se decidir por Jesus Cristo, ou até mesmo a pessoa que está sendo discipulada queira se entregar de coração para Jesus, (pode ser que ela ao ir a frente, queria apenas uma oração) então pergunte: Você quer confiar em Jesus agora mesmo e ser salvo? (se a resposta for SIM, continue)

A Bíblia diz: "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Rm 10.9). Eu posso ajudar você a fazer uma oração a Deus. Mas lembre-se: não é pelo fato de dizer estas palavras que você estará salvo. Deus está olhando para o seu coração, para ver a verdadeira fé em Jesus. (Ore com o novo convertido e depois mostre a Ele o que a Bíblia diz sobre todos aqueles que creram em Jesus Cristo e se entregaram a ele-os crentes em Jesus):

Se você tomar este passo de crer em Jesus Cristo hoje, o que a Bíblia diz a seu respeito é: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (Jo 1.12). Jesus disse também: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão" (Jo 10.27,28). Ver também João 5.24.

AO FALARMOS DO PLANO DA SALVAÇÃO PODEMOS DAR UMA BREVE INTRODUÇÃO PARA OS PRÓXIMOS PASSOS DO DISCIPULADO: Passos para os que seguem a Cristo!

AME a Deus e a todas as pessoas.

"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.36-40).

ESTUDE a Bíblia (a Palavra de Deus) diariamente.

Comece com o Evangelho de João. Leia um capítulo por dia.

"Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pe 2.2).

"Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra" (Jo 14.23).


ORE a Deus constantemente.

Em oração, você pode agradecer, adorar a Deus e pedir Sua ajuda. Pode também confessar seus pecados e orar por outros.

"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fp 4.6,7).

REÚNA-SE regularmente com outros cristãos.

Deus manda que os cristãos se reúnam regularmente para adorá-lo, orar, estudar a Bíblia e ajudar aos outros.

"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações..." (Hb 10.25).

CONTE a outros as boas noticias de Jesus Cristo.

Deus quer que contemos às outras pessoas como podem ter a vida eterna com Deus ao confiar em Jesus Cristo para salvá-los dos seus pecados. "E disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15).

Observação: todos esses passos podem ser utilizados com o evangecube!

Ev. Alan


www.evangelismoitaquerao.blogspot.com

Referências:

BIBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL, CPAD.
www.e3resources.org /Editora Elim www.editoraelim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário